É muito estranho designar a Deus-Pai o ofício de "PATERNIDADE" e designar Deus-Pai como pai de Jesus...
Olhem essa frase :
" O ofício de um pai recebe com isto um significado
tremendamente importante. A função de um pai deriva sua santidade, autoridade e
importância do fato dela ser uma projeção aqui na terra da paternidade divina e eterna de
Deus no céu."
Designar a Deus-Pai a origem de todas as coisas é herético:"mas toda paternidade é derivada e estabelecida a
partir do ofício do Pai na divindade."
"Eu pensava que Deus só se tornava Pai quando eu me tornava seu filho. Isto não
está correto. Deus é Pai eternamente. Antes da criação, Deus já era Pai. Ele é o Pai do
nosso Senhor Jesus Cristo. O relacionamento de Pai para Filho dentro da divindade é
eterno. Antes que qualquer coisa fosse criada, Deus eternamente era Pai, e Cristo era
eternamente seu Filho"
Essa visão de Pai eterno na trindade e de Filho eterno na trindade é herética.
Deus e o cabeça de Cristo como filho e não como Deus.
Há principios que são naturais ou seja mesmo que um casal não seja cristão,se o marido amar e a mulher for submissa,esse lar ira bem.
Encontrei dificuldade em ver como um relacionamento eterno Pai-Filho poderia ser compatível com a perfeita igualdade e eternidade entre as Pessoas da Trindade. “Filiação”, conclui, indica o lugar de submissão voluntário à qual Cristo condescendeu em sua encarnação (cf. Filipenses 2:5-8; João 5:19
Sobre a filiação-encarnacional de Cristo:
1. O título “Filho de Deus” quando aplicado a Cristo na Escritura sempre fala de sua DEIDADE essencial e de sua IGUALDADE absoluta com Deus, não de sua subordinação voluntária. Os líderes judeus dos tempos de Jesus entenderam isso perfeitamente. João 5:18 diz que eles pediram a pena de morte contra Jesus, acusando-o de blasfêmia “porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”..
Naquela cultura, um filho adulto dignitário era considerado como sendo igual ao seu pai em estatura e privilégio. A mesma deferência exigida por um rei era fornecida ao seu filho adulto. O filho era, no final das contas, da mesmíssima essência que o seu pai, herdeiro de todos os direitos e privilégios do pai - e, portanto, igual ao pai em toda consideração significante. Assim, quando Jesus foi chamado de “Filho de Deus”, isso foi entendido categoricamente por todos como um título de deidade, fazendo-o igual com Deus e (mais significantemente) da mesma essência que o Pai . Isso foi precisamente o porquê os líderes judeus consideraram o título “Filho de Deus” como alta blasfêmia.
Se a filiação de Jesus significa sua deidade e expressa igualdade com o Pai, ela não pode ser um título que pertence somente à sua encanação. De fato, o ponto principal do que se quer dizer por “filiação” (e certamente isso incluiria a essência divina de Jesus) deve pertencer aos atributos eternos de Cristo, não meramente à humanidade que ele assumiu.
2.A palavra grega traduzida como “unigênito” é monogenes . A ênfase do seu significado tem a ver com a unicidade absoluta de Cristo. Literalmente, ela pode ser traduzida como “um de um tipo” - e, todavia, ela claramente significa que ele é da mesmíssima essência que o Pai. Esse, creio, é o próprio cerne do que se quer dizer pela expressão “ unigênito”.
Dizer que Cristo é “gerado” é em si mesmo um conceito difícil. Dentro do reino da criação, o termo “gerado” fala da origem da descendência de alguém. O gerar de um filho detona sua concepção - o ponto em que ele veio à existência. Assim, alguns assumem que “unigênito” refere-se à concepção do Jesus humano no ventre da virgem Maria. Todavia, Mateus 1:20 atribui a concepção do Cristo encarnado ao Espírito Santo, não a Deus o Pai. O gerar ao qual o Salmo 2 e João 1:14 se referem parece claramente ser algo mais do que a concepção da humanidade de Cristo no ventre de Maria.
Eu creio que esse é o sentido que a Escritura deseja transmitir quando ela fala da geração de Cristo pelo Pai. Cristo não é um ser criado (João 1:1-3). Ele não teve princípio, mas é tão eterno quanto o próprio Deus. Portanto, o “gerar” mencionado em Salmo 2 e suas referências cruzadas não tem nada a ver com sua [de Cristo] origem .
Expressões como “geração eterna”, “Filho unigênito”, e outras pertencentes à filiação de Cristo, devem todas ser entendidas nesse sentido: a Escritura as emprega para enfatizar a absoluta unicidade da essência entre Pai e Filho. Em outras palavras, tais expressões não pretendem evocar a idéia de procriação; elas pretendem transmitir a verdade sobre a unicidade essencial compartilhada pelos Membros da Trindade.
A Escritura empregava a terminologia Pai-Filho antropomorficamente - acomodando verdades celestiais insondáveis às nossas mentes finitas, moldando-as em termos humanos.
A DANÇA ,assim como todo tipo de arte,é um poderoso meio pelo qual Deus fala e age,sendo que a palavra encenada(expressão corporal)é recebida não só pela audição,tornando-se ,assim , uma poderosa linguagem de comunicação
sábado, 14 de outubro de 2017
quarta-feira, 11 de outubro de 2017
PROJETO DANÇA
PREFÁCIO
NÓS CRISTÃOS SOMOS UNIDOS NO HISTÓRICO DO CRISTIANISMO BÍBLICO,NOS FUNDAMENTOS DA FÉ,MAS NÃO SOMOS UNIDOS EM ASSUNTOS QUE NÃO SÃO ABSOLUTOS,E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA,SÃO ESTES ASSUNTOS QUE NOS SEPARAM.
O QUE NOS SEPARA SÃO QUESTÕES TEOLÓGICAS OU TEMPERAMENTAIS?
ESTAMOS TENTANDO VIVER BAXTER:" NOS ASSUNTOS ESSENCIAIS: UNIDADE,NAS INDIFERENTES :LIBERDADE E EM TODAS AS COISAS: AMOR..."
A TENDÊNCIA PARA O EXTREMISMO É UMA GRANDE FRAQUEZA DE NÓS CRISTÃOS,E ISSO NOS FAZ EXTREMISTAS,ACONTECENDO MAIS NAS EXPERIENCIAS,POIS AO LADO DELAS ESTÁ A DESCONFIANÇA.
SOMOS RACIONAIS E EMOCIONAIS( FILIPENSES 3:8,I PEDRO 1:8 ),FOI ASSIM QUE ME APROXIMEI DESSE MINISTÉRIO DE DANÇA E NÃO CRER NOS EXTREMOS,PORQUE ELES NÃO PODEM ESTAR RESTRITOS A TEMPERAMENTOS( CULTURAS,POIS FAZEM PARTE DA EXISTÊNCIA HUMANA E ESSE MINISTÉRIO ENVOLVE ESSAS DUAS FACETAS)
O MEU DESEJO É QUE A VERDADE COLOQUE FOGO NO NOSSO CORAÇÃO E QUE AS PERSPECTIVAS DA VERDADE DE DEUS SOBRE O ASSUNTO NOS TIRE DA CONTEMPLAÇÃO( LUCAS 24:32 ),POIS TEOLOGIA PROFUNDA É LENHA PARA A NOSSA DEVOÇÃO E TEOLOGIA QUE NÃO TRAZ FOGO É DEFEITUOSA.
TEMOS AINDA UM OUTRO EXTREMO:O CONSERVADORISMO QUE QUER PRESERVAR O PASSADO E NÃO ACEITA MUDANÇAS OU O RADICAL QUE SE REBELA AO HERDADO E FAZEM AGITAÇÕES POR MUDANÇAS.
SOMOS GUARDÕES DO EVANGELHO,MAS NÃO PODEMOS FICAR ATOLADOS E ENDURECIDOS.
É PAPEL DA IGREJA REFORMAR COM EMBASAMENTO BÍBLICO( MATEUS 7:1-13 ).
FOI ASSIM,TAMBEM,QUE ME APROXIMEI DESSE MINISTÉRIO,TENTANDO COMBINAR O CONSERVADOR EM RELAÇÃO A PALAVRA E O RADICAL NO SEU ESCRUTÍNIO DE TODAS AS OUTRAS COISAS E ISSO É LEALDADE AO MESTRE,DISCERNINDO O QUE É CULTURA E ESCRITURA.
UMA BUSCA PARA O LIVRE,O FLEXÍVEL,O ESPONTÂNEO E O NÃO ESTRUTURADO,TENTANDO RESPIRAR DO SUFOCO DAS NOSSAS FORMALIDADES,MAS ISSO NÃO SIGNIFICA ANARQUIA
CAPÍTULO I PELOURINHO
TAMBÉM CONHECIDO COMO "PICOTA",É UMA COLUNA DE PEDRA EM UM LUGAR PÚBLICO DE UMA CIDADE,ONDE CRIMINOSOS ERAM PUNIDOS E EXPOSTOS.
PASSANDO POR VÁRIAS CONOTAÇÕES E ESTILOS TORNARAM-SE VALORES ARTÍSTICOS.
NO BRASIL FORAM TRAZIDOS POR D. MARIA.
O NOME MAIS CONHECIDO POR "PELOURINHO" É O DE UM BAIRRO EM SALVADOR-BA,LOCALIZADO NO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE,ABRANGENDO RUAS QUE VÃO DO TERREIRO DE JESUS AO LARGO DO PELOURINHO,TAMBÉM CONHECIDO COMO "PELÔ".
ESCOLHIDO POR TOMÉ DE SOUZA ESTRATEGICAMENTE COMO LUGAR DE DEFESA DA CIDADE(1549),ATÉ INÍCIO DO SÉCULO XX,ERA CENTRO RESIDENCIAL EMINENTE,E TAMBÉM COMERCIAL E ADMINISTRATIVO,MAS A PARTIR DE 1950,HOUVE TRANSFERÊNCIA DE ATIVIDADES E ESSE BAIRRO SOFREU MUITAS DEGRADAÇÕES,E HOJE,CENTRO DE PROSTITUIÇÃO E MARGINALIDADE,MAS TAMBEM CENTRO CULTURAL NEGRO COM UMA EFERVECÊNCIA CULTURAL QUE ATRAI ARTISTAS DE TODOS OS GÊNEROS.
FOI NESSE PELOURINHO COLORIDO,CHEIO DE ATIVIDADES CULTURAIS,UM SHOPPING AO AR LIVRE,NESSE PELOURINHO DO OLODUM E DOS FILHOS DE GHANDI,QUE DEUS ME DEU UMA VISÃO,A VISÃO MAIS ESTRANHA DA MINHA VIDA,MAS QUE ABRIU OS MEUS OLHOS PARA O MINISTÉRIO MAIS INCRÍVEL NA IGREJA HOJE: A DANÇA
CAPÍTULO II TERREIRO DE JESUS
PRAÇA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO PELOURINHO ( CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR ),LIMITA-SE A PRAÇA DA SÉ ( PRAÇA 15 DE NOVEMBRO ).
ÁREA DOADA POR TOMÉ DE SOUZA AOS JESUÍTAS,LIDERADOS POR MANOEL DA NÓBREGA,CONSTRUÍRAM UMA CAPELA,BASE PARA O COLÉGIO DOS JESUÍTAS,E DEVIDO MUITOS PADRES JESUÍTAS FICOU CONHECIDO COMO " TERREIRO DE JESUS ",HOJE CATEDRAL DE SALVADOR,MAS NESSE LUGAR ESTÃO:CONVENTO,IGREJA DE SÃO FRANCISCO,IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO DOMINGOS E PRIMEIRA FACULDADE DE MEDICINA.
POR SER O CENTRO DO CORAÇÃO,ESSE LUGAR É PALCO DE MUITOS ESPETÁCULOS MUSICAIS
1. A VISÃO
A FORÇA ESPIRITUAL DESSE LOCAL DO PELOURINHO É INEXPLICÁVEL,E FOI NUMA DESSAS CENTENAS DE IDAS A ESSE LOCAL,QUE DEUS ME DEU UMA VISÃO,A QUAL CHAMO "LIBERTAÇÃO DO PELOURINHO "
O PELOURINHO É UM CENTRO CULTURAL,ONDE AS MENSAGENS SÃO PERFORMALIZADAS POR DRAMATIZAÇÕES CÊNICAS OU PROPRIEDADES LÚDICAS ESTÉTICAS À EXPRESSÕES CORPORAIS( CANTO E DANÇA ),EM SINTONIA COM A PERCUSSÃO ,EM SUA MAIORIA LIGADAS A ÁFRICA PRÉ-DIÁSPORA ANTERIOR À ESCRAVIDÃO,ONDE QUALQUER OUTRA MENSAGEM NÃO É BEM VINDA,FAZENDO DESSE LUGAR UM TRONO DE ESCRAVIDÃO ESPIRITUAL,SIMBOLIZADA PELA HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO AFRICANA
AS COMUNIDADES AFROS USAM A DANÇA COMO MEIO PARA MOSTRAR SUA CULTURA RESISTIR A OUTRAS CULTURAS.
NA ILHA DE ITAPARICA,EXISTEM VÁRIOS MESTRES E GRUPOS DE DANÇA,O QUE NÃO É NATURAL,PORQUE A MESMA ESTÁ LIGADA AO RECÔNCAVO,INTERIOR DO ESTADO E A TODO PAÍS,E POR SUA IMPORTÂNCIA ÀS OUTRAS ILHAS( LÁ ESTÁ A ÚNICA FONTE HIDRO MINERAL À BEIRA MAR DAS AM[ERICAS)E A VERA CRUZ( MUNICÍPIO),ONDE O SAMBA DE RODA E O CANDOMBLÉ SÃO ADORAÇÃO AOS ORIXÁS COM DANÇAS TRADICIONAIS QUE NÃO EXISTEM NEM MESMO NA ÁFRICA.
É NESSE CONTEXTO MÍSTICO,HISTÓRICO,CÊNICO,APOCALÍPTICO,LIBERTADOR QUE DEUS ME DEU A VISÃO:
EU ESTAVA NO CENTRO DA PRAÇA DO TERREIRO DE JESUS,EM FRENTE DA CATEDRAL SÃO DOMINGOS E VI ENFILEIRADOS OS 7 ORIXÁS (Considera que orixá é um título aplicado a espíritos que alcançaram um elevado patamar na hierarquia espiritual, os quais representam, em missões especiais, de prazo variável, o alto chefe de sua linha. É pelos seus encargos comparável a um general: ora incumbido da inspeção das falanges, ora encarregado de auxiliar a atividade de centros necessitados de amparo, e, nesta hipótese fica subordinado ao guia geral do agrupamento a que pertencem tais centros) DA UMBANDA( RELIGIÃO BRASILEIRA,DIFERENTE DO CANDOMBLÉ QUE É AFRICANA)
1. IEMANJÁ COM SEU BRANCO CRISTAL COM SUAS PEDRAS EM PÉROLAS E TURQUESA,E SUAS FALANGES EM PRATA E OURO BRANCO
2. OXUM COM SEU AZUL E BRANCO E SUAS PEDRAS SODALITA ,PERITA COM SUAS FALANGES EM OURO AMARELO.
3. XANGÔ COM SEU MARROM MARCANTE E SUA MACHADA ,E SUAS FALANGES COM TOPÁZIO E CITRINO,BRONZE E O COBRE
4. IANSÃ E SEU AMARELO OU CORAL COM PEDRAS DE QUARTZO ROSA,COM FALANGES ADORNADAS DO BRONZE E O COBRE
5. OXALÁ ORNADO EM SEU BRANCO COM CETRO DE METAL E SUAS FALANGES EM OURO AMARELO E BRANCO E ESTANHO
6. OGUM E SEU VERMELHO E BRANCO COM SUA ESPADA E SUAS FALANGES MARCADAS PELO PREDOMINANTE VERMELHO,COM PEDRAS ÁGATA DE FOGO,RUBI E O SÁRDIO,E SUAS ARMAS DE FERRO
7. OXÓSSI COM SEU VERDE E NUANCES VERMELHO E BRANCO,COM SEU ARCO E FLECHA A E FALANGES CARACTERIZADAS PELO JASPE,QUARTZO E ESMERALDA VERDES,ARMAS DE LATÃO BRANCO
ESSES 7 ORIXÁS COM SUAS 450 FALANGES E CADA FALANGE COM SUAS 2.500 A 6.000 ENTIDADES,ESTAVAM ARREGIMENTADAS NESSA PRAÇA,COMO QUE GUARDANDO-A E PRONTOS PARA UMA POSSÍVEL GUERRA.
DIANTE DE TAL QUADRO,QUAL NÃO FOI A MINHA SURPRESA COM AS PALAVRAS QUE OUVI:
" TODO ESSE EXÉRCITO SÓ SERÁ DERROTADO ATRAVÉS DA "DANÇA"...
NESSE LUGAR,ONDE A CULTURA É ANUNCIADA ATRAVÉS DA DANÇA,MINISTRAS VIRÃO E COM DANÇAS QUE ENVOLVERÃO TODOS OS PILARES,IRÃO LIBERTAR ESSE LUGAR,QUE AINDA É UM CINTURÃO DE SATANÁS NESSE PAÍS,E FARÁ DESSE LUGAR UM FAROL DE LIBERTAÇÃO PARA O MUNDO "
ERA COMO SE EU TIVESSE SIDO ARREBATADO E PUDE VER VÁRIAS MINISTRAS,DE VÁRIOS LUGARES DO BRASIL E DO MUNDO MINISTRANDO NAQUELE LUGAR,REGIDAS POR PASTORAS E PASTORES,QUE COM DISCERNIMENTO,PERMEAVAM POR TODOS OS PILARES DE ACORDO COM A ORQUESTRAGEM DO ESPIRITO...
VI MINISTRAS E MINISTROS COM SUAS VESTES MINISTERIAIS COM SUAS VARIADAS CORES E SIMBOLISMOS,SEUS ADEREÇOS COMO BANDEIRAS, ESTANDARTES,VASOS....
2. A REVELAÇÃO
DEVIDO MINHA FORMAÇÃO PRESBITERIANA,SEMPRE TIVE UM "PÉ ATRAS" COM AS DANÇAS NA LITURGIA,TALVEZ POR NÃO TER VISTO UM CORRETO EXERCER DO MINISTÉRIO EM SUAS MINISTRAÇÕES OU VÊ-LO APENAS COMO UMA COREOGRAFIA,EM SUA MAIORIA MAL FEITA OU FORA DE CONTEXTO(O QUE SE CANTA NÃO HARMONIZA COM O MOVIMENTO(COROGRAFIA).
NO ANO DE 2006,QUANDO NOSSA COMUNIDADE AINDA ERA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA,DEUS ME DEU UMA VISÃO,EM QUE OCORRERIA UMA DIVISÃO DA IGREJA E QUE FILHOS DAQUELA GERAÇÃO MORRERIAM,E APENAS OS ESTIVESSEM GUARDADOS PELA "INTERCESSÃO DA DANÇA" IRIAM SOBREVIVER.
ESSA VISÃO ESTÁ REGISTRADA NESSE MEU BLOG
( http://intrecessoresfomeesede.blogspot.com.br/2009/08/visao-profetica-16112007.html )
VISÃO PROFÉTICA (16/11/2006)
NESTE DIA,TIVE UMA VISÃO DE UM GRUPO DE INTERCESSÃO,MAS ESTES INTERCEDIAM COM *DANÇAS*...(A INTERCESSÃO ERA POR ALGUÉM QUE SERIA ASSASSINADO....)
UMA PALAVRA VEIO,ESCRITA DE FORMA BEM DESTACADA ESCRITA:" JEJUAI E CHORAI..."
A VISÃO CONTINUAVA,MOSTRANDO A MORTE DE PARTE DESTA GERAÇÃO,GERAÇÃO QUE ENVOLVE FILHOS ENTRE 18 E 22 ANOS,IDADE DE FILHOS QUE N-AO TEMEM AO SENHOR...ESSA MORTE NÃO PROCEDERIA DO INIMIGO,MAS POR PERMISSÃO DELE AOS FILHOS DA GERAÇÃO QUE NÃO TIVESSEM A *MARCA DA INTERCESSÃO*(ESSE SERIA O SANGUE)
A VISÃO CONTINUA MOSTRANDO UM NOVO MOVER DO SENHOR SOBRE A CIDADE DE GOIANIA,SENDO QUE SUA VOLTA SERIA POR ONDE ELE SAIU(EZEQUIEL 44...O CAMINHO DA PORTA EXTERIOR DO SANTUÁRIO,QUE OLHA PAPA O ORIENTE,A QUAL ESTAVA FECHADA....).ALGUMAS ORDENS SÃO DADAS À CASA(MINISTÉRIO FOME E SEDE DE DEUS):
.QUEM VAI ENTRAR...
.QUEM VAI SER EXCLUIDO...
.PALAVRA SOBRE OS REBELDES:*BASTA...VIOLARAM MUITAS REGRAS...*
.ESTRAGEIROS FARIAM A OBRA,DESVIADOS VOLTARÃO E REALIZARIAM A OBRA COM OS FIEIS QUE PERMANECERAM...
.NESTE PERIODO UM ANO NOVO COMEÇARIA E TODOS DEVERIAM FAZER UM COMPROMISSO DE UMA OFERTA ESPECIAL DE UM ANO(UM PROPOSITO FEITO POR TODOS)
DIANTE DESTES ACONTECIMENTOS AS ÁGUAS PURIFICADORAS ACONTECERIAM(EZEQUIEL 47).
A VISÃO CONTINUA MOSTRANDO UMA ALIANÇA ENTRE OS PASTORES SANDRO GOMES E FERNANDES(MINISTÉRIO REFATÁ),ONDE O TEMPLO SERIA ADQUIRIDO,MAS CONFORME O CUMPRIMENTO DA PROFECIA(EZEQUIEL 44 A 47)...."
A VISÃO CONTINUAVA,MOSTRANDO A MORTE DE PARTE DESTA GERAÇÃO,GERAÇÃO QUE ENVOLVE FILHOS ENTRE 18 E 22 ANOS,IDADE DE FILHOS QUE N-AO TEMEM AO SENHOR...ESSA MORTE NÃO PROCEDERIA DO INIMIGO,MAS POR PERMISSÃO DELE AOS FILHOS DA GERAÇÃO QUE NÃO TIVESSEM A *MARCA DA INTERCESSÃO*(ESSE SERIA O SANGUE)
A VISÃO CONTINUA MOSTRANDO UM NOVO MOVER DO SENHOR SOBRE A CIDADE DE GOIANIA,SENDO QUE SUA VOLTA SERIA POR ONDE ELE SAIU(EZEQUIEL 44...O CAMINHO DA PORTA EXTERIOR DO SANTUÁRIO,QUE OLHA PAPA O ORIENTE,A QUAL ESTAVA FECHADA....).ALGUMAS ORDENS SÃO DADAS À CASA(MINISTÉRIO FOME E SEDE DE DEUS):
.QUEM VAI ENTRAR...
.QUEM VAI SER EXCLUIDO...
.PALAVRA SOBRE OS REBELDES:*BASTA...VIOLARAM MUITAS REGRAS...*
.ESTRAGEIROS FARIAM A OBRA,DESVIADOS VOLTARÃO E REALIZARIAM A OBRA COM OS FIEIS QUE PERMANECERAM...
.NESTE PERIODO UM ANO NOVO COMEÇARIA E TODOS DEVERIAM FAZER UM COMPROMISSO DE UMA OFERTA ESPECIAL DE UM ANO(UM PROPOSITO FEITO POR TODOS)
DIANTE DESTES ACONTECIMENTOS AS ÁGUAS PURIFICADORAS ACONTECERIAM(EZEQUIEL 47).
A VISÃO CONTINUA MOSTRANDO UMA ALIANÇA ENTRE OS PASTORES SANDRO GOMES E FERNANDES(MINISTÉRIO REFATÁ),ONDE O TEMPLO SERIA ADQUIRIDO,MAS CONFORME O CUMPRIMENTO DA PROFECIA(EZEQUIEL 44 A 47)...."
DEZ ANOS SE PASSARAM,E APÓS UM CULTO JÁ NA COMUNIDADE FOME E SEDE E NO NOVO TEMPLO(ADQUIRIDO CONFORME PROFECIA DE 2006),VI UMA APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA QUE ME DEIXOU MUITO CONTRARIADO.
ALGUNS JOVENS COMEÇARAM A FREQUENTAR NOSSA IGREJA,ENTRE ELES UMA JOVEM CHAMADA MARIANA.
NESSE DIA,ELA COMEÇOU A DANÇAR DE UMA FORMA TODA DESCORDENADA,QUE AO MEU VER NADA QUERIA DIZER,E ISSO ME REVOLTOU MUITO.
CHEGANDO EM CASA O ESPERITO FEZ-ME LEMBRAR DA COMUNIDADE NOVA VIDA DO PASTOR RENATO EM SALVADOR-BAHIA EM QUE ALGUMAS MINISTRAÇÕES DO GRUPO DE DANÇA,TAMBÉM ERAM DESCORDENADAS.
NAQUELA AFLIÇÃO DA ALMA O ESPIRITO ME DISSE:
" VOU TE REVELAR NOVOS PILARES DESSE MINISTÉRIO,E VOCÊ IRÁ REGISTRAR PARA QUE ESSE MINISTÉRIO TENHA O CONHECIMENTO,E QUE ISSO GERE O PONTO E O NÍVEL QUE EU QUERO PARA QUE ATRAVÉS DESSE MINISTÉRIO O PELOURINHO SEJA LIBERTO E QUE ALI SEJA UM FAROL ESPIRITUAL PARA O MUNDO "
O QUE VOU REGISTRAR AQUI PARECE SIMPLES,MAS É REVELADOR PARA ESSE MINISTÉRIO,PARA QUE ELE ATINJA O NÍVEL QUE O ESPIRITO QUER PARA QUE EXERÇA A FUNÇÃO QUE LHE FOI DESIGNADA NO ALCANCE DO MUNDO,ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DOS " MOVIMENTOS ": DANÇAS.
CAPÍTULO 3 DEFININDO O MINISTÉRIO DE DANÇA
" A DANÇA,ASSIM COMO QUALQUER TIPO DE ARTE É UM PODEROSO MEIO,PELO QUAL DEUS FALA E AGE,SENDO QUE A PALAVRA ENCENADA(EXPRESSÃO CORPORAL)É RECEBIDA NÃO SOMENTE PELA AUDIÇÃO,TORNANDO-SE ASSIM UMA PODEROSA LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO"
Como já descrevemos acima,a DANÇA como toda ARTE é um meio de comunicação,logo,um meio que Deus usa para comunicar-se e agir,podendo ser captado, em sua encenação,não apenas pela audição.
Esse ministério esta atrelado ao Ministério da Música e não é uma exibição artística,ou um enfeite à liturgia,mas parte integrante do culto.
A medida que formos conversando,vamos definindo o que vem a ser esse ministério.Entre essas definições,gosto muito dessa :
" Essência total de entrega,manifestado por uma espontaneidade responsiva,envolvendo o povo a ação de Deus" ( L.R.A.S.)
Esse DOM ou MINISTÉRIO é inerente a qualquer convertido e,não apenas a jovens ou mulheres.
Por ser uma linguagem de comunicação,qualquer um pode ser usado por Deus como instrumento.
Apesar do conhecimento ser importante,o Ministério de Dança é mais que ser um bailarino,e aí,chegamos a mais uma definição que gosto também : " Tem que ser uma dança do céu,com valores bíblicos,técnicas corporais e unção "( L.R.A.S.).
Isso irá exigir :
Apesar do conhecimento ser importante,o Ministério de Dança é mais que ser um bailarino,e aí,chegamos a mais uma definição que gosto também : " Tem que ser uma dança do céu,com valores bíblicos,técnicas corporais e unção "( L.R.A.S.).
Isso irá exigir :
1. Oração
2.Santidade
3.Trabalho
Observação: Nos textos posteriores iremos falar sobre a oração e a santidade na dança,mas adiantamos que quando falamos de trabalho,frisamos:
* Execução de Movimentos
*Execução de ritmos
*Contato com formas e símbolos
CAPÍTULO 4 PALAVRAS HEBRAICAS E GREGAS (CONTEXTUALIZAÇÃO)
PALAVRAS HEBRÁICAS
1. CHAGAG = Dança ( I Samuel 30:16 )
* Amalequitas
* Não era uma dança religiosa
2. CHUWL = Dança ( Juizes 21:21-23 )
* Filhas de Siló
* Era uma dança secular
3. KARAR = Dança ( II Samuel 6:14-16 )
* Davi
* Era uma dança religiosa
* Termo usado somente aqui
* Aconteceu fora do Templo
4. MACHOWAL = Dança ( Salmo 149:3,Salmo 150:4 )
* É o texto mais forte sobre esse ministério na Biblia.
* Mesma palavra usada em Jeremias 31.4
* Mesmo pensamento em Jeremias 31:13
* Em alguns textos a palavra é traduzida por "flautas"
*Textos : I Samuel 18:6 = Vitoria militar
Êxodo 15:20 = Vitória militar
Juízes 11:34 = Vitória militar
I Samuel 18:6 = Vitória militar
Êxodo 32:19 = Idolatria
Juízes 21:2 = Folclore
5. RAQUAD = Dança
* I Crônicas 15:29 Filhos
* Jó 21:11 Sátiro que dança
* Isaías 13:21 Dança # Choro
* I Crônicas 15:29 Davi
PALAVRAS GREGAS
1.ORCHEOMAI= Dança
* Mateus 14:6 Herodias
* Mateus 11:17 Meninos
* " Movimentos Graduais "
2. CHOROS = Dança
* Lucas 15:25
* Retorno do filho pródigo
* Reunião familiar
CAPÍTULO 5 ESTILO DO MINISTÉRIO
Todas as referências( exceto Salomé ) a dança não tem caráter de " sedução "ou " lasciva ".
Solo somente Davi ( II Samuel 6:14 e II Crônicas 15:29 )
Os outros textos todos são "expressões grupais " .
O estilo da dança é marcante por ser uma linguagem universal.
Comunica-se uma história através de movimentos dançados e pantomimas e, facilmente se vence a barreira da língua .
" UM GESTO FERE MAIS QUE A LINGUAGEM "
É básico " conhecer " o movimento que se faz e " transmitir " o que quero.Preciso pensar,fazer-se entender por movimentos coreografados ou dançados
CAPÍTULO 6 ESPECIFICANDO O MINISTÉRIO
Li muitos livros e artigos sobre os "PILARES" e ,praticamente tudo que li é em cima de 4 Pilares.
Cerca de mais de 10 anos,venho observando esse ministério em várias denominações,conversando com várias ministras e,depois de muita pesquisa,pude observar,que assim como em outros ministérios ha mais de 4 pilares,a dança também obedece esses critérios ou princípios ( Pilares).
Esses pilares que irei especificar,não tenho como mostrar cada um na Bíblia,são experiencias testemunhadas,ouvidas e,logo,plausíveis de oposições,debates....
1. BATALHA ESPIRITUAL
Apesar de muitas divergências teológicas,existe uma unanimidade de que mesmo sendo Deus soberano e na cruz satanás ter sido derrotado,há fatos que ainda não se concretizaram quanto a Igreja e a satanás... isso eu chamo de Batalha Espiritual ou seja uma batalha invisível no mundo espiritual.
Oséias afirma em seu livro que o povo perece por falta de conhecimento( 4:6 ).
A terminologia militar é vista por todo o Novo Testamento,por isso estratégias de guerra devem ser estabelecidas, pois ninguém vai a uma guerra sem saber os recursos que possui,e a dança é uma dessas estratégias e um desses recursos.e podemos dizer uma "estratégia",uma ciência que conduz operações militares.
A) AS ARMAS
Precisamos conhecer as armas desse exército,os procedimentos para ser admitido nesse exército,como é o seu treinamento,as linhas de batalha,o conhecimento do exército inimigo e seu território,suas estratégias e claro o Plano de Deus para cada batalha.
Mas tudo isso sem mobilização torna-se inútil,por isso temos que conhecer a mobilização ofensiva e defensiva e o uso dessas armas.
A mobilização efetiva acontece quando esse exército invade na zona de combate,dominar o inimigo e reclamar a posse do território.
É preciso conhecer a batalha na mente,contra a língua,sobre os muros espirituais,nos lugares celestiais e o território estratégico
Depois de algumas experiencias é necessário aprender treinamento avançado,pois a medida que se conquista territórios,essa guerra se torna mais aguerrida,por isso é necessário se conhecer áreas específicas,com missões especiais e mais difíceis.Essa área envolve conhecer hierarquias espirituais, como ministrar em prisioneiros,as baixas na guerra e como perder uma batalha mas vencer a guerra.
Creio que o ministério de dança é um dos recursos e estratégias mais eficientes para conduzir uma batalha espiritual.
Quando morei em Salvador(BA),frequentei a Comunidade Nova Vida do pastor Renato,e um dia percebi que algumas ministras da dança,estavam ministrando com movimentos rígidos,com fortes batidas de pé no altar e o rosto sisudo.Após o culto fui procurá-las e elas me falaram que faziam movimentos assim,pois estavam numa guerra espiritual.Naquele dia,pude discernir esse pilar da dança:A batalha espiritual.
Por algumas vezes,quando fui pregar em igrejas,Deus me levou a orar pelas ministras da dança,e por várias vezes ministrei "armas" a essas ministras...uma das armas que mais ministrei foi a espada,sendo que as vezes eram espada de prata ou de ouro,que simbolizam nobreza e realeza no ministério dessas ministras.
Um DVD do grupo musical Filhos do Homem,as ministras e ministros da dança,ministram não apenas com movimentos militares,como suas roupas são características de guerra( calças camufladas,coturnos,gandola camuflada,camisa,apito )e quando eles ministravam,muitas vidas foram libertas,já que era um acampamento para jovens não crentes.
Poderíamos falar especificamente desse pilar,mas queremos apenas dar rápidas pinceladas do mesmo.
2. CURA INTERIOR
Falar de "Cura Interior" é falar da alma,mesmo curados da culpa do pecado,nossa alma fica com feridas,lembranças e traumas do tempo da vida de pecado,e assim não somos o que queríamos ser.
O Espirito Santo por ser o Espirito da Verdade revela o que está na nossa alma(João 8:32)
A alma é aquilo que o homem é: sua personalidade,seu ego:
MENTE: Sede da alma,intelecto,pensamento,raciocínio,memória
EMOÇÕES: Instrumento para expressar nossos sentimentos,gostos,simpatias,alegrias,tristezas etc...
VONTADE:Instrumento para tomar decisões,poder para escolher.
Para a alma ser santificada,essas áreas precisam ser curadas(ajustadas)e imprimido nelas o caráter de cristo,e essas feridas impedem esse processo,mesmo sendo salvos
Como Ezequiel a dança é ministra através de movimentos,esse pilar necessita de uso de melodias e letras em tons menores,assim como de instrumentos específicos como violino e piano e elementos( adereços).
É básico a harmonia dos movimentos,das vestes,cores,adereços com o pilar a ser ministrado.
Esse pilar presenciei em tres momentos em ministrações na nossa Comunidade Fome e Sede:
1. Temos uma irmã que é muito usada nesse pilar...
Lembro-me que uma vez,enquanto o apóstolo Sandro Murilo ministrava uma canção com melodia e letra de cura interior,essa irmã começou com movimentos,expressar a alma de algumas pessoas da Igreja ou da própria Igreja.
Seus movimentos eram leves,suas expressões de dor,lágrimas saíam dos seus olhos e ela terminou a ministração como se fosse uma criança deitando em seu leito como que precisando de colo e amor...
Algumas pessoas da Igreja choravam e foi ministrada uma palavra de cura.
Conversando posteriormente com ela,ela me relatou que fez movimentos mostrando a situação da alma da Igreja.
2. Em um encontro do nosso ministério Fome e Sede,o pastor Cleif chamou-me para orar por um jovem que chorava copiosamente,enquanto isso era ministrada uma canção também de cura interior,e uma das ministras da dança aproximou-se com movimentos leves e colocou o seu manto sobre o rapaz.Ele deu um grito,um grito de libertação,levantou-se e começou a dançar em movimentos de curado...
3. Em um outro culto,também com canções de cura interior,as ministras sairam no meio da congregação e eu peguei o bálsamo e ungia em quem elas se aproximavam com movimentos de cura interior,e essas pessoas caíam em grande choro de cura.
3.PROFÉTICA
4.ADORAÇÃO
A) JÚBILO
B) LOUVOR
C) CELEBRAÇÃO
5.CONHECIMENTO
6.SABEDORIA
7.UNÇÃO
* ÓLEOS ( Mirra,Nardo,Bálsamo,Azeite,Aloés,Cinamono,Acácia....)
8. LIBERTAÇÃO
9. EDIFICAÇÃO
10. EVANGELISMO
11. RESTAURAÇÃO
12. EDIFICAÇÃO
Assinar:
Comentários (Atom)